A maioria das noivas diz que quer “surpreender” na festa de casamento, mas poucas realmente incluem um dos itens de papelaria que, na minha opinião, surpreende realmente os convidados: o cartão de agradecimento. Seja por não dar importância, por preguiça ou por não conhecer o item, muitas preferem deixar este agradecimento formal passar e acabam não fechando o casamento por completo.
Se tem algo que acho chique, é agradecer a todos os convidados pela presença, um tempo após o grande dia. E para mudar este cenário brasileiro de falta de agradecimento, trouxe uma colinha que vai ajudar a todas na tarefa.
#1 O que é o Cartão de Agradecimento?
Ele tem várias funções: agradecer a presença na festa, agradecer o presente, informar como ficou o sobrenome dos noivos após casados, informar o novo endereço de residência, entre outros. O mais utilizado é o agradecimento pela festa e pelo presente, mas você pode sempre inovar.
#2 Quando e como enviar?
Até 30 dias (máximo 60) após o casamento, pelos Correios. Se ficar difícil o envio físico, crie pelo menos uma arte digital (seguindo a identidade do casamento), para enviar a todos por WhatsApp ou e-mail (mas faça isso somente em último caso, tá?).
#3 Qual nome vem na frente, do homem ou da mulher?
Tradicionalmente, a última vez que o nome da mulher vem na frente é no convite de casamento. Após casados, o nome do homem sempre vem na frente (por isso, viria já no cartão de agradecimento). Mas chega de regras machistas por aqui, né? Os noivos são livres para escolher qual nome preferem primeiro, sem erros e acertos.
#4 “Mas Fran, dá muito trabalho escrever um por um…”
Ninguém falou que ia ser fácil, mas se você convidou essas pessoas para o seu grande dia, elas são importantes, não é mesmo? O segredo é encomendar os cartões junto aos convites (inclusive seguindo a mesma identidade) e escrevê-los aos poucos.
Crie uma lista no Excel ou no Planner de Noiva e a cada presente recebido, você vai anotando o que cada um deu, escrevendo os cartões e já vai agradecendo pelo presente e pela presença. Se alguma dessas pessoas não conseguir comparecer no dia, você refaz o cartão e pronto. São poucas que presenteiam e não comparecem e tenho certeza que elas vão amar o carinho.
Você pode escrever os últimos logo após o casamento e levar todos aos Correios de uma vez. Os convidados vão se surpreender!
#5 E o que escrever no cartão de agradecimento?
É aqui que entra a colinha que preparei para vocês, com 5 passos simples para agilizar na hora de escrever e surpreender a todos:
Mostrar a cada um a importância que tiveram neste dia é algo único e especial. E em tempos modernos, mostrar que se importa, escrever um cartão à mão significa tanto, não acham? É a melhor forma de fechar a festa do casamento com chave de ouro!
Por isso, já salva essa dica, envia para a noivinha do grupo e vamos aderir a essa tradição americana tão simples e sofisticada!
Merci por me acompanhar, Francy ♥️
Deixe uma resposta