O casamento boho tem ganhado o coração das noivas ao redor do mundo. A liberdade, a fluidez, a conexão com a natureza e o indiscutível toque de conforto envolvidos no estilo, fazem com que ele seja cada vez mais desejado.
Desde já, você pode saber que ele se tornou um dos estilos mais populares ao redor do mundo, ganhando nuances do glamour ao vintage, conforme o gosto pessoal de cada casal. Mas, a dúvida que ainda fica é no que exatamente consiste um casamento boho.
Quais elementos compõem este estilo? Quais os melhores itens de decoração? Leia abaixo tudo sobre ele!
O que é um Casamento Boho?
Primeiramente, vamos falar do termo. ‘Boho’ provém da palavra boêmio que designa “um estilo de vida não convencional, alegre, simples e que muitas vezes envolve atividades artísticas”. Características que lembram bem o estilo hippie, não é mesmo? E você pode entender essa ligação, conhecendo a história da palavra aqui.
Assim, um casamento boêmio – ou boho – é exatamente isso: um evento de estilo não convencional, cheio de elementos feitos à mão e que tem uma dose extra de romantismo e leveza.
A natureza é uma das principais inspirações – e, geralmente, o carro chefe da decoração. Pense num casamento de conto de fadas, com um toque de magia da floresta e pouco luxo da realeza: eis aqui o seu casamento boho chic!
Como montar um casamento boho em 6 passos
Ainda que você já saiba o que é o casamento boho, você deve estar se perguntando como planejar o seu. Logo, separamos as peças essenciais e inspirações que vão ajudar você a alcançar esse estilo. Confira:
Local
Por conta de sua forte ligação com a natureza, o casamento boho costuma ser realizado no campo, em fazendas e em jardins.
Se a ideia de fazer num espaço aberto não te agrada, não se preocupe: o boho pode também ser feito em espaços fechados, desde que os locais possuam belos jardins ou ofereçam espaços ligados à natureza.
Os diferentes estilos de local, também dão nuances variadas ao evento, como: boho despojado, boho chique, boho romântico, boho rústico… Fica a seu critério escolher o que mais lhe agrada.

Foto: Brides.com

Foto: Junebug Wedding

Foto: Pinterest
Decoração
Acredito que a decoração é um dos elementos mais fortes do estilo. O que você precisa saber de início é que para organizar uma decoração de casamento boho, você precisa dispensar algo muito elaborado.
É claro que você pode criar uma bela composição de elementos e cores, mas não carregue demais com flores ou folhagens; a ideia da decoração boêmia é a de uma proposta mais natural e limpa.
Para criar sua decoração boho perfeita misture cores, objetos antigos e novos, cadeiras e mesas de modelos variados. Considere o uso de artesanatos, flores naturais (principalmente as exóticas), renda, cordas, macramês, bordados, madeira… Basicamente, tudo que possui uma pegada meio rústica e excêntrica. Capim-dos-pampas, mobiliários rústicos, mescla de vasos e luzinhas (aquelas de natal, sabe?) estão entre as escolhas favoritas das noivas e dão um toque lúdico à decoração. Não tenha medo de ousar!

Foto: Noiva de Evasê

Foto: Pinterest

Foto: Meg Brooke Photography
Vestido da noiva
Você sabia que vestido de noiva deve combinar com o estilo do casamento? Portanto, em casamentos boho, a noiva precisa combinar com o estilo leve e romântico caraterísticos do boêmio.
Seguem algumas dicas para você acertar na escolha:
#1 Evite o vestido princesa! Aquele estilo Cinderela, sabe? Se quiser um modelo que marque a cintura e tenha saia rodada, prefira tecidos leves e modelos que tenham movimento.
#2 Não dispensa o brilho? Então escolha algo suave, como pérolas ou aplicações mais delicadas. Modelos muito bordados, paetês e pedrarias não combinam com o estilo. Fique longe!
#3 Gosta de renda? Então é a escolha certa para você! De todos os tecidos, a renda é uma das que mais combinam com o boho. Tecidos em uma renda única, com aplicações, rendas trabalhadas em texturas variadas… Escolha aquela que mais combina com o seu estilo e arrase!
O mais importante é que você se sinta linda e confortável no seu grande dia, mas essas dicas vão ajudar você a escolher o vestido boho que tanto sonhou. Confira esses modelos e inspire-se:

Vestido Maggie Sottero

Vestido Boho Blush

Vestido Gali Karten

Vestido Liz Martinez
Buquê
Bem como o restante da festa, o buquê boho é fora do convencional. Pense em modelos grandes, em formatos assimétricos, em mix de flores delicadas e exóticas e até mesmo em modelos nunca vistos. Ser uma noiva boho te dá liberdade de escolher o modelo que você desejar para te acompanhar até o altar.

Foto: Julia Loeffler

Foto: Kathi und Chris

Foto: Floriade
Terno do noivo
Juntamente com a noiva, noivo também precisa escolher o traje correto e adequado para a festa.
Nesse estilo de festa, o noivo fica livre para fazer a escolha que desejar, podendo optar por ternos estampados, coloridos ou mesmo a falta de um terno completo. Acredito que a única regra para ele seria: deixe o terno liso e preto de lado, afinal a sua seriedade não combina com a leveza da festa.
Para os noivos que sempre quiseram ousar na escolha do terno, o casamento boho é o melhor lugar para isso. Aproveite!

Foto: Whimsical Wonderland Weddings

Foto: Chic Vintage Brides

Foto: Ellie Mckinney Photography
Por fim, os convites – e a papelaria!
Para finalizar, a minha parte favorita: a papelaria! O casamento boho, ela também permite muitas possibilidades de criação. O convite é a porta de entrada para uma identidade visual bem desenvolvida e ele é o primeiro contato que os convidados terão com a sua festa. Assim sendo, você esta livre para incluir toda a vibe que o grande dia promete trazer.
O estilo boho comporta uma variedade de opções: uso de cores, estampas, aquarela, flores… Mistura de dois ou mais elementos e poucas regras a serem seguidas em relação a materiais e formatos.
Quanto ao uso de materiais, é nesse estilo que você pode combinar papéis, recortes e formatos. O kraft é um material cada vez mais usados pelas noivas, bem como o papel 100% algodão (que tem esse aspecto de não acabado) e o sisal (utilizado tanto na decoração, como nos detalhes). Algumas inspirações:

Papelaria: Francy Atelier

Papelaria: Francy Atelier

Boho rústico. Papelaria: Francy Atelier

Boho romântico. Papelaria: Francy Atelier
Por fim, dá uma olhada em outros trabalhos meus no estilo: Monet, Vilaró, Afremov e O’Keeffe.
—
Me conta abaixo o que você acha do estilo e do post!
Merci por me acompanhar, Francy ♥️
Nicole Souza diz
Sou a Nicole Souza, gostei muito do seu artigo tem muito
conteúdo de valor, parabéns nota 10.
Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.