O convite sempre foi visto como uma das peças essenciais na papelaria de casamento. Ele é, geralmente, o primeiro contato dos convidados com a festa e deve trazer um gostinho do grande dia, para poder auxiliar a todos na escolha da vestimenta e prepará-los para a confraternização que vem por aí. ✨
Mesmo quando os noivos não querem investir em identidade, o convite ainda é feito. Mas qual o modelo perfeito para o meu estilo de casamento? Separei abaixo os 3 passos de toda montagem de convite e expliquei o que cada um significa. Confira e descubra qual modelo mais combina com o seu casamento!
Qual a estrutura ideal para o meu convite?
#1 Envelope
Atualmente, há muitos modelos disponíveis no mercado e é difícil fazer uma escolha. Ainda que seja legal inovar, lembre-se que o convite tem que trazer o estilo da sua festa. Por isso, é bom você saber:
- Convites horizontais têm um ar mais clássico. O envelope BICO é o mais tradicional, mas você pode modernizar um pouco com o envelope de ABA RETA ou o MOLDURA;
- Se você gosta do diferente e sua festa tem um toque moderno e criativo, modelos verticais ou quadrados são as melhores escolhas. Os envelopes LUVA e FLOR tem um ar mais moderno. Já os QUADRADOS, que são 100% simétricos, costumam ter um ar mas contemporâneo.
#2 Disposição de informações
Antigamente, eram os pais que organizavam, pagavam e convidavam os convidados para a festa. Era comum os noivos pouco se envolverem no processo e, devido a isso, a construção clássica “pais convidam” se tornou a mais tradicional e é, ainda, a mais utilizada na montagem dos convites. Porém, isso não é regra.
As festas de casamento têm ganhado cada vez mais liberdade e hoje o casal pode escolher a disposição que mais lhes agrada. O importante é ter a cara deles.
Quanto mais despojada, mais a impressão de boêmio e moderno fica. Você só precisa conferir se o seu casamento combina com esse estilo.
#3 Convite Individual e Lista de Presentes
Elementos ‘extras’ na montagem do convite, o convite individual e a lista de presentes têm sido cada vez menos utilizados. Isso, porque, os noivos costumam inserir todas essas informações no site do casal e o cerimonial faz o controle individual para que não haja a entrada de “bicões”.
Porém, para os casais que optam por eles, o legal é inserir várias informações que auxiliam os convidados na hora da compra e, também, na hora de chegada à festa – como a adição de data e endereço do local.
Claro que essas são dicas apenas de estrutura, porque quando falamos de design, não há limites! Mas parte do meu trabalho no momento de criação de identidade visual é auxiliar os noivos de como unir esses elementos com o design que mais combina com o estilo do casamento. E aqui, o céu é o limite 🥰 Por isso, a contratação de um profissional para deixar esse processo mais agradável é a melhor escolha
Gostou da dica? Aproveita para salvar e enviar para as amigas que estão na fase de decisões 👰🏽
Merci por me acompanhar, Francy ♥️
Carla Da Silva diz
Sou a Carla Da Silva, gostei muito do seu artigo tem muito
conteúdo de valor, parabéns nota 10.
Fran ♥️ diz
Fico feliz que tenha gostado, Carla. Obrigada pelo carinho e pela visita.
Bienvenue ♥️♥️
Patricia Alencar diz
Adorei seu conteúdo Parabéns, bem completo e dinâmico.
Era exatamente o que eu estava buscando na internet e
todas as minhas dúvidas foram tiradas aqui. Muito sucesso e
gratidão!