Pintura em Mural – As viagens de Enrico
Recentemente, ilustrei um mural em mapa-múndi para a fotógrafa Sarah Hoffmann, que é tão apaixonada por viagens quanto eu.
Primeiramente, é importante saber que os papais Sarah e Matteo amam viajar e querem transmitir esse espírito wanderlust para o pequeno Enrico. Por isso, eles desejavam um mapa-múndi que fosse a cara do pequeno.
Porém, como todo novo projeto, este veio com vários desafios e eu vou contar um pouco do processo para vocês!
Mural Wall Technique
Para conhecer mais sobre o processo que eu utilizo, te convido a ler a página de Watercolour murals que eu escrevi aqui mesmo no site 😉
Pintura em Mural – As viagens de Enrico
Agora que você já conhece mais da técnica, é hora de eu apresentar o projeto criado para dar vida ao mapa-múndi do Enrico.
Primeiramente, te convido a conhecer o trabalho da Sarah e a sua elegância ao fotografar. Ao passo que você acompanha o trabalho dela, você percebe a sua elegância e minimalismo em tudo o que faz.
Dessa forma, quando conversamos pessoalmente sobre as ideias, sabia que ela gostaria de transmitir esse estilo no quarto de seu primogênito.
1. Before painting - briefing and references
Antes que qualquer projeto se inicie, eu faço um briefing para entender o sonho de cada cliente. A Sarah quase não tinha referências e estava aberta a ideias e a propostas.
No entanto, o grande desafio dessa parede era o boiserie, que havia sido aplicado há pouco tempo, e os papais queriam manter. Pensando nisso, sugeri um mapa-múndi aquarelado e separado por ‘estações’: Américas, África + Europa + Ásia e Oceania.
As referências iniciais já davam um gostinho da ideia e o moodboard apresentado foi este:
2. A ideia do mapa – projeto no papel
Após a aprovação do moodboard, eu trabalhei na proposta no papel. O desafio do boiserie se apresentou mais uma vez nessa fase, já que seria difícil mostrar a ideia sem o projeto arquitetônico.
Pensando nisso, trabalhei em duas propostas a partir da aquarela em papel, porém no formato digital. Organizei as proporções, o boiserie e propus duas ideias de mapa-múndi.

A proposta 1 era mais minimalista e expressiva. Pensamos em manchas de aquarela em tons variados de azul – seguindo o tom da parede, que já era azulada.

A proposta 2 tinha um mapa mais delicado, mas era mais lúdica. Pensamos em desenhar alguns monumentos ao redor do mundo para dar mais cor.
Os papais aprovaram a proposta 1, combinamos o dia da execução e partimos para a criação!
3. The execution - Wall Mural
Ao contrário do que muitos pensam, o processo na parede não é tão diferente do papel. Aqui também começamos pelo risco (que eu faço com giz para não manchar e poder apagar) e depois parto para a pintura.
Ao contrário do que muitos pensam, nem toda parede é igual. Dessa forma, é preciso entender cada desafio separadamente.
Durante a pintura desse mural em mapa-múndi, tivemos chuva. Por isso, a parede não absorvia as tintas e ela demorou um pouco mais para secar. Porém, nada que atrapalhasse o resultado e o efeito que queríamos. Confira o resultado:
Após algumas horas de produção, o mural em mapa-múndi estava pronto e o Enrico já pode começar a sonhar com as suas viagens!
—
Tell me below what you think and tell me what wall mural you would like to see around here.
Merci for following me, Francy ♥️