A identidade visual de um evento ainda é um mundo muito novo no Brasil, mesmo que venha ganhando cada vez mais espaço por aqui. Recebo muitas dúvidas de noivas que não sabem o que significa cada termo e foi pensando nisso que criei essa séria – Identidade Visual #101 – com explicações simples de cada pedacinho desse “quebra-cabeça”.
Nessa primeira parte, um geral dos itens e termos que os profissionais usam, para ajudar as noivinhas de plantão nas escolhas para a papelaria do casamento:
#1 Monograma
Consiste na junção das iniciais do casal ou num símbolo que os represente. É, geralmente, o primeiro item a ser personalizado, pois, pode entrar em várias peças da papelaria do evento.
#2 Tipografia
Também chamada de grafismo por alguns profissionais. São as fontes que compõem todos os materiais. Podem ser SCRIPT (cursivas), SANS SERIF (fontes sem ‘risquinhos’ nas laterais) e SERIF (com os ‘risquinhos’).
São usadas de 2 a 3 fontes: sendo uma PRINCIPAL (a que vai no nome) e as SECUNDÁRIAS (que vão nos textos). Mais do que isso, a papelaria (ou qualquer projeto gráfico) fica com um ar mais infantil ou muito artístico. Se a intenção for essa, não há problema. Senão, lembre-se que a tríade é considerado o número da perfeição; não abuse 😉
#3 Elementos
Os elementos visuais da papelaria incluem todos os ‘desenhos’ que entram na identidade. Podem ser florais, folhagens, ilustração do local/do casal, animais, ou, ainda, uma composição de vários elementos; como sempre digo: o céu é o limite quando falamos de design.
Podem estar relacionados à decoração, à história do casal/da família ou ao local do evento. O importante é representar bem o casal ou quem sejam os anfitriões da festa.
#4 Texturas
As texturas também fazem parte da lista de elementos, mas são mais abstratos, como: manchas de aquarela, pinceladas e texturas geométricas.
Podem ser compostos com elementos não-abstratos ou serem usado como elementos principais (no caso de identidades mais minimalistas). A combinação de 2 ou mais texturas passa um ar de modernidade e combina com casais mais criativos.
#5 Paleta de Cores
Por fim, mas não menos importante: a paleta de cores. São todas as cores que vão estar no seu casamento, seja na decoração, na vestimenta dos padrinhos, no local e em todos os outros elementos visuais da festa.
A paleta pode sair da decoração (com a qual vocês sempre sonharam), sair da papelaria (que pode ser pensada antes de qualquer outro elemento) ou, ainda, sair de algum item ou local que marcou a história do casal. Você não precisa defini-la antes de começar a organização da festa, mas é bom defini-la no meio do caminho, para o seu evento não parecer que “perdeu o rumo”.
“Mas, Fran, e se nós quisermos uma paleta colorida?” Não tem problema nenhum, contanto que o casal tenha esse estilo mais despojado e criativo; já que quanto mais cor a paleta tiver, mais a ideia de criatividade estará presente.
Gostou? Então, dê pin para não esquecer dessa aulinha e mande para a noivinha do grupo que vai precisar dessas informações 😍
Merci por me acompanhar, Francy ♥️
Deixe uma resposta